Comunicação na era social

A comunicação social vem passando por mudanças onde antes era informativa e unidirecional havendo poucos canais e praticamente nenhuma interação: o público recebia a informação e não gerava feedback, nem tinha espaços onde demonstrar sua satisfação ou insatisfação com a marca. Novas terminologias incorporaram ao vocabulário. Do refinado ao tradicional, todos sofreram mutações digitais. As ações e costumes foram modificados, para não dizer revolucionados. Podemos classificar a era digital como uma revolução da comunicação e uma grande transformação na informação.

As empresas que antes pensavam suas ações focadas em vendas e de maneira massiva, hoje precisam de estratégias, e este é um dos maiores desafios da comunicação na era digital. Um dos maiores erros das empresas nas redes sociais digitais é pensar no todo quando este todo não existe. É essencial levar em conta a mudança de status de receptor a produtor. O avanço da internet possibilitou as pessoas a se tornarem produtoras de conteúdos, os chamados prossumers. Ao mesmo tempo em que recebemos a informação também a produzimos a partir de nossa opinião. E a partir disso, é preciso dialogar e convidar o consumidor a participar da construção de seu conteúdo, deve haver troca e conversa entre as partes, afinal, estamos vivendo um novo modelo comunicativo, que tira o controle da informação da mídia (e das marcas) e coloca no usuário.


Esse é um novo modelo de comunicação que devemos nos adaptar, não sendo este desafio somente para as empresas, mas principalmente para nós profissionais de comunicação, que além de buscar por aperfeiçoamento temos que implementar e implantar este novo formato no setor empresarial. Temos um novo mundo a explorar e aperfeiçoar, a comunicação não para e nós devemos seguir no mesmo ritmo que ela.






Autor: Taciana Bezerra

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