M-Commerce

O Mobile Commerce (m-commerce) é um fenômeno revolucionário que vem ganhando destaque há algum tempo em grande parte do mundo. Com o surgimento das redes 3G como aliado, celular e outros dispositivos portáteis passaram a ganhar terreno e popularidade se tornando cada vez mais popular o uso de dispositivos portáteis para compras na rede. Hoje em dia não é nenhum absurdo, pelo contrario, você ver milhares de pessoas utilizarem seus telefones com dispositivos de conexão a internet e estão aprendendo a fazer todos seus deveres do cotidiano.  

      O m-commerce começou a ficar algo convencional com a coca-cola, ao criar um software que simulava uma máquina de vendas onde o pagamento era feito por meio de SMS. Foram surgindo varias coisas desse tipo, como a introdução de músicas para celular. Como funcionava isso? Você escolhia a musica que você queria via SMS e pelo mesmo modo fazia o pagamento. Algo prático, rápido e seguro. Então foi se desenvolvendo aos poucos assim, com músicas e jogos de celulares. Mas no ano 2000 houve uma grande expansão na área. Na Noruega conseguiram desenvolver um sistema com que o pagamento de estacionamento acontecesse via celular. Na Áustria tiveram uma ideia parecida, foi a venda de tíquete de trem e no Japão algo mais elaborado e que envolveria cifras maiores, a  compra de tíquetes de avião. Com tamanho crescimento algo que já era realidade não poderia ser ignorado de debates. Em Julho de 2001 houve a primeira conferência sobre M-Commerce em Londres. Passamos a poder comprar também bens tangíveis via internet por dispositivos moveis.
Em 2014 foi feito uma pesquisa que aponta que hoje em dia uma pessoa acessa a internet via smartphone 150 vezes por dia. Mas alguns fatos devem ser levados em consideração, será que só temos fatores positivos com esse desenvolvimento?

* Alguns pontos positivos de ter esse acesso na palma da mão: 

  1. Disponibilidade da informação 
  2. Facilidade no acesso da informação
  3. Portabilidade
  4. Segurança
  5. Personalização
  6. Localização

* E agora os negativos:

  1. Os hardware ainda possuem capacidade limitada para algumas coisas.
  2. Heterogeneidade dos dispositivos.
  3. Dispositivos móveis são mais propensos ao roubo e destruição e quebra de informação.

Veja esse vídeo que ilustra um pouco sobre o M-Commerce. O tema é:

Encontre tudo para a lista de material do seu filho - Americanas.com




Autoria: Alex Glayckson

Comentários