O marketing de permissão é um conjunto de ações de comunicação e marketing direcionadas a um público-alvo somente com a sua autorização. Seu objetivo é conquistar o consentimento dos consumidores para enviar mensagens e estabelecer uma relação mais próxima com eles, como uma oportunidade para as empresas respeitarem o espaço do consumidor e tornarem suas estratégias de marketing menos dispersas e mais produtivas.
O marketing de permissão não se aplica a meios como a TV, rádio, jornais, revistas, espaços externos, sites e redes sociais, que não temos direito de escolha sobre os anúncios que vemos. O foco é em meios de uso pessoal, como o SMS, e-mail, chats inbox nas redes sociais, aplicativos de mensagens e ligações telefônicas. Canais nos quais os consumidores podem escolher se querem interagir ou não com uma marca. E suas vantagens são maior credibilidade para a marca, maiores chances de conversão e maior economia.
O funcionamento do marketing de permissão segue os 4 seguintes passos:
- Invista em conteúdo para atrair e despertar o interesse no público
- Disponibilize formulários para o Opt-in
- Deixe que o público personalize a forma de contato com você
- Ofereça um meio para o Opt-out
Seu sucesso está na reciprocidade na relação entre empresas e clientes. Quando ocorre a busca pelo consentimento, a marca demonstra que está respeitando o espaço do consumidor. Essa troca tende a ser benéfica para ambos, pois o público passa a receber um conteúdo antecipado, relevante e pessoal no momento e na maneira que quiser. As empresas geram leads mais engajados com a marca e qualificados para a compra.
Autoria.: Taciana Bezerra
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