E-mail marketing (E-mkt)


A utilização do e-mail como ferramenta de marketing se chama e-mail marketing, com normas e procedimentos pré-definidos sendo essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente podendo ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, relação evidente entre as partes. Se diferenciando, assim, do spam ao permitir que o destinatário opte se descadastrar na lista de envio pela qual recebeu o e-mail. Isso se chama "opt-out" e o remetente deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários. Várias empresas contratam agências que utilizam listas de e-mail de terceiros, ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos e-mails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado.

O e-mkt fornece uma forma simples de se conectar e ser lembrado, não permite apenas enviar mensagens direcionadas regularmente, mas também que receber respostas rápidas e alcançar resultados imediatos. Seus benefícios são:
  • proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
  • interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem;
  • segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
  • personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  • mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.

O termo “e-mail marketing” gera muitos tipos de comunicações feitas através de e-mail que podem ser oferecidas ao seu cliente. Algumas não sendo diretamente relacionadas à vendas, mas sim contribuindo para o objetivo final do cliente utilizando outros caminhos. Os tipos de e-mail marketing são:
  • Comerciais: Voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. Mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no e-mail, os usuários identifiquem rapidamente as ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público.
  • Newsletters: E-mails informativos cujo foco é aproximar os usuários de uma marca, criando um relacionamento entre empresas e clientes. Devendo oferecer informações relevantes ao público alvo.
  • Email de serviço ou transacional: Não é concebido de maneira massificada. É uma peça de comunicação exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa. Um e-mail marketing de serviço geralmente é enviado automaticamente e tem como objetivo agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Este tipo de e-mail confirma as ações que os usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os destinatários.




Autoria.: Taciana Bezerra

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