O poder do efeito de Ancoragem



O efeito de ancoragem revela a dificuldade das pessoas de se isolar da interferência da "primeira impressão" no processo de tomada de decisão. Ou melhor, nos prendemos as informações que recebemos primeiro.
Quando decidimos comprar algum produto ou serviço somos influenciados pela referência de preço dos mesmos no mercado, assim designamos a opção mais acessível ou mais conveniente com base nos preços definidos por diversos fornecedores.
Então, nenhum produto ou serviço pode ser determinado caro ou barato se houver só uma oferta de preço sobre ele no mercado.  
A exemplo disso, no inicio desse ano comecei a buscar o preço de imóveis em Sobral a fim de obter o meu pelo melhor preço, passei vários dias pesquisando até que encontrei duas casas no meu bairro de preferência, a primeira casa atendia todas as minhas necessidades em termos de estrutura e localização mas custava R$ 155.000,00 , a segunda casa tinha a parte externa adequada mas a infraestrutura interna da casa não era boa, existia literalmente um matagal dentro da casa fora outros problemas estruturais, o preço era de R$ 135.000,00. 
Passei um tempo analisando minhas opções e pesquisando outras ofertas, até que encontrei um imóvel novo recém construído na cidade de forquilha a 19 km de Sobral, a casa atendia a todas as minhas necessidades, exceto a localização, porém não foi um fator determinante na minha escolha, pois o acesso entre as duas cidades é extremamente fácil, rápido e barato e o preço estava de acordo com minha pretensão de valor total da casa (R$ 105.000,00), valor de entrada e valor das prestações, então optei por comprar o imóvel de forquilha.
Gerenciar todas as informações que nossa mente recebe a todo momento nos deixa sobrecarregados, por isso que fazemos o uso do efeito de ancoragem, ele funciona como um "atalho" para simplificar nossas decisões e obter a melhor oportunidade.
Segue o link para um vídeo que exemplifica de forma simples o efeito de ancoragem,  https://www.youtube.com/watch?v=I24ra-zBGOE.
Segue um link que explica de forma bem clara o conceito de ancoragem, http://www.resenhavirtual.com.br/blog/ancoragem-qual-e-sua-ancora-psicologica/.

Autora: Vanessa Liberato

Comentários